Você sabe o que é uma Ágora Romana?
- Caese Brasil
- 16 de fev.
- 2 min de leitura
🔹 Não quero te ensinar o que é uma Ágora, mas te inspirar com meu projeto!
✨📖 Para alguns, este lugar é apenas um cenário para uma foto.
📸 Para outros, um ponto turístico perfeito para selfies.

Mas para mim, este espaço faz parte de algo muito maior: meu compromisso em construir uma literacia artística, garantindo que a arte nos ajude a compreender melhor o mundo. 🌍🎭
Hoje, vivemos em um tempo de turismo de massa, onde muitas vezes passamos pelos lugares sem nos conectarmos verdadeiramente com sua história, cultura e significado. Como podemos transformar essa experiência?
Como fazer da arte um instrumento real de mudança?
No projeto Louvre2030, trabalho para ajudar as pessoas a entender a arte como um caminho para um mundo melhor no museu do Louvre.
Agora, estou em Atenas, desenvolvendo uma cartilha de literacia artística para a comunidade de língua portuguesa, para que possamos redescobrir esse país incrível e seu patrimônio cultural.
Assim como cientistas trabalham pela difusão do conhecimento, precisamos também entender que a arte é essencial para interpretar o presente e construir outros futuros.
📍 E você? Como vê a relação entre arte, conhecimento e transformação?
Caso precise aprender o que é uma Ágora Romana segue aqui alguns elementos importantes:
A Ágora Romana de Atenas foi construída durante o período imperial, entre os séculos I a.C. e II d.C., e recebeu figuras importantes da época romana, mas com um papel bem diferente da antiga Ágora Clássica, que era o centro político e filosófico da cidade na época de Sócrates e Platão.
Figuras que passaram pela Ágora Romana de Atenas
Júlio César (100-44 a.C.) – O primeiro patrocinador da construção da Ágora Romana. Ele ordenou sua construção como parte do projeto de reorganização da cidade sob o domínio romano.
Imperador Augusto (63 a.C.-14 d.C.) – Continuou e expandiu o projeto iniciado por Júlio César, consolidando a nova ágora como um centro comercial e administrativo.
Imperador Adriano (76-138 d.C.) – Grande admirador da cultura grega, visitou Atenas várias vezes e patrocinou a construção de edifícios na cidade, incluindo partes da Ágora Romana. Ele também construiu a famosa Biblioteca de Adriano.
Herodes Ático (101-177 d.C.) – Um aristocrata e patrono das artes e da cultura, financiou muitas obras na cidade, incluindo reformas na Ágora Romana e outros monumentos.
Oradores e comerciantes romanos – Diferente da Ágora Clássica, que era um espaço de debates filosóficos e políticos, a Ágora Romana era mais voltada para o comércio. Mercadores, administradores romanos e cidadãos atenienses passaram por lá diariamente.
A Ágora Romana simboliza a transformação de Atenas sob o domínio do Império Romano, onde o foco deixou de ser a política democrática e a filosofia e passou a ser o comércio, a administração e o contato cultural entre gregos e romanos.
Kommentarer